25.2.10

Receita de Foccacia (com crianças)

Tem alguns dias aqui em casa que as crianças me pedem para fazermos alguma coisa juntos. Às vezes falta imaginação e em outras, as experiências deles vão precisar de muitas horas minhas para limpar a bagunça. Normal para quem tem filhos.

Dia desses, eu encontrei uma receita super rápida de pão foccacia (http://receita-do-dia.blogspot.com/2009/05/bem-vindos-ao-blog-receita-do-dia.html). Para quem não sabe, foccacia é aquele pãozinho com pimenta e sal grosso por cima (que servem como aperitivo). Bem, primeiro fui comprar os ingredientes para nosso safári a três que iria acontecer na nossa cozinha! :D
Depois organizei nossa equipe de expedição devidamente preparados: roupas de brincar (qq meleca nelas não iam tirar meu bom humor), touca nas cabeças de todos para assegurar que a massa não ia ficar cabeluda e muita MUITA disposição.

Check de portas:Antes de começar, separei todos os ingredientes na pia da cozinha para não melecar os armários e geladeira.
Nosso destino: uma deliciosa foccacia!!!! Hummmmmmmmmmmmm.

As crianças adoraram mexer na massa, ver o fermento virar esponja e ver o pão sair prontinho do forno. Foi uma delícia vê-los brincar e ficarem sujos de farinha. No final pareciam dois mini-chefs (lembrei do filme do “Ratinho despereaux” - que foi exibido no final deste dia sem muita audiência pq as crianças já tinham gasto toda a energia para fazer o pão).

Se vocês quiserem encarar essa empreitada com a família, vale a pena! O encanto das crianças em fazer algo na cozinha é indescritível.

Receita da Foccacia

4 tabletes de fermento fresco para pão (60g)
2 xícaras de leite morno (480 ml)
¾ de xícara de manteiga (150 g) em temperatura ambiente
¾ de xícara de açúcar (135 g)
1 colher de chá de sal
1 kg de farinha de trigo + um punhado para polvilhar a forma
¼ de xícara de azeite de oliva (60 ml)
3 ramos de alecrim desfolhados (sem aquele galinho duro, só as folhas)
1 colher de chá de sal grosso (aquele para churrasco)

Como fazer:
1.Em uma tigela grande, esmague os tabletes de fermento e junte a eles uma colher de sopa de açúcar. O fermento vai ficar líquido. Adicione meia xícara de leite morno, mais uma colher de sopa de farinha de trigo, misture bem, cubra com um pano e deixe descansar. A mistura vai virar uma espécie de esponja. Num dia quente, isso não leva mais do que 10, 15 minutos.
2.Sobre esta esponja, derrame o restante do leite, a manteiga em temperatura ambiente, o restante do açúcar, o sal e misture bem com uma colher de pau.
3.Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo com a colher até que a massa fique consistente o bastante para amassar com as mãos. Continue a incorporar a farinha, desta vez com a mão na massa. PARTY TIME!!!! Coloque menos farinha de cada vez, para ficar mais fácil de trabalhar a massa. Utilize toda a farinha do pacote.
4.Deixe a massa descansar, coberta com um pano, por 30 minutos. Aproveite para ler o jornal!!!
5.Nesse momento, ligue o forno na temperatura média e polvilhe uma assadeira bem grande com a farinha. Não é necessário untar.
6.Passados os 30 minutos de descanso (seu e do pão), arrume a massa na assadeira polvilhada. E agora vem a melhor parte: com as pontas dos dedos, faça buraquinhos em toda a superfície da massa. Derrame o azeite e espalhe delicadamente com as mãos. Polvilhe com o alecrim e o sal grosso.


7.Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar. Não saia de perto, a focaccia assa muito rápido.

Rende 2 horas de entretenimento e muitas risadas.



Experimentem na sua casa e me contem o que vocês acharam, tá bom?

Renata Paraiso – Villa Pano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...