9.10.13

Crianças ajudando a organizar!!!

Em homenagem ao Dia das Crianças neste fim de semana no dia 12, hoje vamos falar um pouco sobre o universo infantil e como fazer com que eles se envolvam na organização do quarto. Nos dias atuais, a vida é muito mais corrida que no tempo dos nossos pais. Muitas mães não trabalhavam, se encarregando das tarefas domésticas de toda a casa.
Este cenário mudou com o avanço das mulheres no mercado de trabalho. Hoje não é difícil ver jornadas de 10 horas por dia. Por este motivo, o envolvimento de toda a família na hora de manter a ordem em casa é fundamental.
Mas como fazer as crianças entenderem e colaborarem? Conversando muito e quantas vezes forem necessárias. Esse é um processo da educação de seus filhos que ele levará para toda a vida. A partir de qual idade já pode ser abordado esse tema? Quanto mais cedo, melhor e mais fácil será!
Crianças podem ser incluídas no processo de organização a partir dos 2 anos de idade. 
Dos 2 a 3 anos: - Podem guardar brinquedos, ajudar a arrumar camas, ajudar a alimentar animais de estimação e colocar roupas sujas no cesto. É importante colar figuras nos cestos para orientar os pequenos. Você pode inventar brincadeiras como uma disputa para ver quem guarda mais rápido os brinquedos. - Pode-se adotar outra abordagem. No caso de muita manha, ajude-os num primeiro momento a guardar tudo ensinando-o como se faz. - Elogie sempre, reforçando o bom comportamento deles.





Dos 4 a 5 anos, pode-se, além das tarefas acima, pode acrescentar essas: - Arrumar a cama ( quando se usa edredom, fica mais fácil); - Colocar a mesa; - Ajudar a guardar compras de supermercado e arrumar a mochila da escola, estabelecendo um horário para que se torne rotina, como logo após fazer a lição de casa, ou depois de tomar banho. Mesmo que você tenha que lembra-los todos os dias dessas tarefas, a criança ficará condicionada a esse comportamento desde cedo.

Imagem: Casa Montada



Entre 6 e 8 anos: as criança já tem condições de dominar outras tarefas adicionais: - Manter arrumado o quarto e área de brinquedos - Dobrar e guardar no armário a roupa limpa - Ajudar na preparação de comida simples, de preferência algo que ela goste será mais estimulante. Pode ser um sanduíche, o lanche da escola ou bolos; e ajudar a lavar o carro.




Dos 9 aos 10 anos elas já estão prontas para: - Trocar roupa de cama - Limpar a banheira e pias - Lavar louça - Passar o aspirador - Varrer o chão com vassoura e pá - Tirar folhas secas das plantas e regá-las.



Dos 11 anos em diante já podem fazer as tarefas adultas. Eles vão reclamar muito, e começar nesta idade pode ser um desafio, mas com calma ele vai ver que se tornar independente e perceber como é importante. Pode fazer: - Planejar e cozinhar algumas refeições, pode ser a sobremesa. - Limpar as janelas - Trocar lâmpadas - Lustrar móveis - Lavar o chão



Marisol Frayha
CasaArrumadaDecor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...