18.9.13

Economia Doméstica HOJE!


1. Planeje as refeições da semana e faça as compras de uma só vez. Compras de última hora (mercearias, armazéns, lojas de conveniência, etc) sempre significam despesas a mais, pois você não poderá comparar e/ou avaliar os preços.



2. Quando cozinhar verduras, não jogue fora a água do cozimento, esta poderá ser útil na elaboração de sopas, molhos ou até mesmo para cozinhar o arroz. 
3. Para economizar gás, faça vários pratos de forno que possam ser assados ao mesmo tempo. Quando forem retirados do forno, aproveite o calor para torrar pão amanhecido cortado em fatias. 
4. As sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte-os em quadradinhos, frite na manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.


5. Aproveite as cascas e a parte das sementes das maçãs: cozinhe estas partes em água suficiente para que fiquem cobertas. Junte o suco de um limão e deixe no fogo até ficarem bem macias. Depois de coar, leve novamente ao fogo, a mesma quantidade de caldo e açúcar. O resultado será uma deliciosa geléia. 
6. Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou salpicar sobre pizzas e pratos gratinados.


7. Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso da laranja, maior quantidade de suco poderá ser extraído.


8. Para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada. 
9. Ao cozinhar procure, quando a preparação assim permitir, manter as panelas tampadas, se ficar aberta, a panela precisará muito mais gás e tempo para cozinhar o alimento. Além de diminuir o valor do alimento. 
10. Se fizer um concentrado de tomate e guardar na geladeira para utilizar durante a semana, coloque uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que o concentrado não fermente.


Marisol Frayha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...