16.10.12

Cedro & Casamento

Olá pessoal!

Acabei de descobrir que os nossos corações de cedro foram parar no blog das casamenteiras. Olha só que legal o post que elas fizeram sobre a eliminação das traças (vou transpor o texto de Karen Melzer abaixo). O post original pode ser visto clicando aqui.

"As traças são grandes inimigas das nossas roupas, não é mesmo? Odeio quando vou vestir aquele blusinha que amo e lá está a prova do crime. Dá um ódio, né? Estou enfrentando este problema, por isso fui pesquisar alguma solução. Eu ainda não experimentei, mas esta semana mesmo vou fazer e depois conto pra vocês. Se alguém já fez não deixe de comentar!


No site Truques e dicas, li que as traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. Mas como acabar com elas? Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira. Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente. Na hora de fazer o sachê corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.
Dicas importantes
Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas:
- Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc);
- Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado;
- Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível;
- Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco;
- Nunca guarde roupa suja ou umida;
- Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente;
- Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador;
- Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes bem fechados.
- Produtos como naftalina funciona, mas fazem mal ao rim e figado.
Neste outro site aqui encontrei mais dicas de como combater as traças:
1) Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.
2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;
3) Como parte da “operação varredura”, assim que detectar uma traça, apele imediatamente para a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo. kkkkkkkkkkk
Bom… eu vou apelar pra tudo!! Vou fazer sachê com capim limão, casca de limão seca, cravo da índia, serragem de cedro (onde encontro?? aqui) e grãos de pimenta do reino. Mas como fazer o sache? O blog Prendada e  Caprichosa ensina:

Você pode fazer os saquinhos com tecido fino como algodão cru ou organza. Corte círculos de tecido usando um pires grande como molde. Coloque os grãos de pimenta (e/ou as outras coisinhas) e amarre com fita. Podemos improvisar e usar curativos de gaze, basta abrir dois ou três curativos, colocar a pimenta e amarrar com fita. E ainda uma dica super especial – que tal a partir dessa idéia, fazer vários outros tipos de sachê, com ervas, canela, cravo e anis. E se quiser oferecer a alguém de presente, basta colocar vários saquinhos em uma caixinha especial. ah… outra dica é comprar aqueles saquinhos prontos de organza e colocar as ervinhas dentro, né?
Atualizando!! Acabei de descobrir este corações de cedro – lindinhos – para colocar no meio das roupas!!! Vou comprar agora mesmo!!!!!!!! :D Clique aqui e compre também!!! Tks Villa Pano!"

 Achei simplesmente o máximo ser citada neste blog que AMO de paixão. Obrigada Karen Melzer.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...