6.5.12

Telhado branco 2... a missão


Pras que acompanham nosso blog, devem lembrar que há mais de um ano publicamos um posto sobre telhados brancos e como podem contribuir para casas mais frescas e cidades menos quentes.

Pois é, a coisa está ganhando força. Medição mais recentes apontam que a diferença de temperatura de entre um telhado comum (mais escuro) e um branco pode chegar a até 25 graus de diferença. Esta diferença pode significar ambientes internos mais frescos e menos necessidade de condioncamento artificial de ar (o famigerado ar condicionado).

Menos ar refrigerado é igual a menos consumo de energia; menos energia, menos óleo, gasolina etc... isso, você entendeu. As cidades hoje são como ilhas de calor por concentrarem em vastas áreas superfícies quentes, escuras e geralmente com pouco vegetação. A idéia é vencer isso refletindo o calor de volta pro lugar de onde veio, pro céu.

Em Nova Iorque recentemente iniciaram um programa chamado "cool roofs" (algo como telhados frescos) que trata de uma ação bem simples e de baixo custo mas que se torna muito atraente aos amigos do clima (e do bolso). Tudo baseado em tinta branca e impermeabilizante.

Em alguns estados dos EUA como o Arizona a moda já pegou e é obrigatório o uso de telhados brancos em todos os edifícios públicos. Há ainda isenções e insentivos em impostos para os interessados por lá (quem dera também a moda pegasse por aqui!).

Pelos cálculos de nossos colegas do norte, se fosse possível ter sucesso na iniciativa em todas as casas e edifícios do país, seria possível retirar o equivalente a 2 bilhões de toneladas de CO2 do ambiente. isto significa mais ou menos retirar 20 milhões de veículos das ruas por CERCA DE 20 ANOS!

Agora, o ápice do chique é um revestimento de telhado tecnológico que muda de cor com a temperatura. Isso mesmo, no frio escurece de forma a aquecer mais a casa e no calor fica claro e reflete a luz. É uma idéia fantástica (apesar de cara) que permite ter o melhor dos dois mundos, um telhado que aquece no inverso e resfria no verão.



Com todos os alertas sobre nosso futuro desconfortavelmente quente pela frente, parece uma opção barata e simples... já estou pendando se vale a pena fazer aqui em casa.



E você, se candidata?

Ótima semana!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...