5.4.12

Motive-se por dentro!

Bom dia pessoal!

Passei por uma situação que me fez lembrar uma lição que tirei da minha infância... e achei que valia a pena trazê-la prá vocês.



Em 1989, do alto dos meus 12 anos de idade às 9 da manhã de um dia do mês de novembro, eu estava super ansiosa e repassando os meus textos para minha apresentação da feira de ciências. Meu grupo já estava pronto e o projeto (para nosso orgulho) estava absolutamente lindo e perfeito. O colégio já tinha aberto as portas para os visitantes e pais que veriam as nossas falações. Nosso projeto: plantas trepadeiras (seu comportamento se compara ao homem). O projeto da nossa turma (a meu ver hoje) era bem audacioso e estávamos contentes por ter concluído o trabalho e todos do nosso grupo estavam lá presentes.

A feira de ciências era montada no pátio da escola e valia nota para todos os alunos. E havia um prêmio entre as apresentações (que eram um walkman 4.0 super mega ultra blaster legal para cada integrante do grupo de alunos) e nós (lógico) que queríamos ganhar e trabalhamos duro prá isso. Segundo nossas avaliações éramos o grupo com o melhor material e a arrumação estava realmente bonita e esteticamente bacana. Para nossa surpresa, um outro grupo de alunos chegou com um projeto de um mini vulcão... que soltava fumaça e lava (feita de geleca). O projeto deles era lindo e muito melhor do que o nosso... mais interessante e tal. Todo o nosso grupo ficou seguindo com os olhos aquele vulcão e imediatamente sentimos nosso ânimo desmoronar!



Nunca vou esquecer quando nosso professor de biologia nos chamou para a sala dos professores (uns 5 minutos depois) e nos passou um sabão:
"Vocês não vão poder competir com eles. Já perderam. Já vi que vocês já se convenceram disso e que tal pegarmos todo o nosso material e tomarmos um sorvete agora? Ahhh... já vi que vocês não querem isso. Será que não dá prá notar que essa situação vai acontecer milhares de vezes na vida de vocês? O que vocês tem que fazer agora é vencer a si mesmos.... controle o medo e façam o seu melhor. Não importa se vocês vão ganhar o 1º ou o último lugar mas FAÇAM O SEU MELHOR!"

Aquelas palavras ficaram ecoando em nossas mentes de adolescentes e sem dar uma palavra, abrimos a porta e voltamos para o lugar da nossa mesa... cheia de trepadeiras lindas e que nos faziam lembrar das horas que levamos prá montar tudo aquilo. E nos abraçamos e fizemos o nosso melhor MESMO. Não estávamos oferecendo efeitos psicodélicos com luzes e fumaça mas estávamos oferecendo a NÓS MESMOS. Nenhuma pergunta ficaria sem resposta para um grupo que tinha as trepadeiras "no sangue" por 3 meses!

No final daquele dia, nós levamos o 1º lugar e cada um saiu da escola com os fones de ouvido e muito felizes com o nosso esforço... que foi compensado. Se o projeto do vulcão era mais interessante? Eu acho que sim até hoje! Mas aquele professor fez uma total diferença na vida de cada um de nós! Podíamos sentir que estávamos diferentes. O gosto da vida ficou diferente prá nós. Ficou provado acreditar em nós mesmos é a chave para o sucesso.



Um bom dia prá vocês e uma páscoa mais do que especial!
Beijos
Renata

3 comentários:

  1. Esse texto é mesmo bem interessante ! temos que fazer a diferença ,uma boa pascoa pra voce e seus familiares ! bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    Linda, emocionante e motivadora experiência dividiu conosco.
    Obrigada!!!
    Beijo,

    Deia

    ResponderExcluir
  3. Adorei!Ótima mensagem...obrigada e Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...