11.9.11

Um 11 de Setembro pessoal

Olá Pessoal!



Hoje é o aniversário de dez anos de uma tragédia terrível, que abalou o mundo inteiro. Eu, pessoalmente nunca mais vou me esquecer desta data... É impressionante como eventos assim deixam uma marca em nossa memória. Quase todos que conheço lembram onde e com quem estavam, o que estavam fazendo etc. Comigo não é diferente e vou dividir com vocês a minha estória.

Nesta época, eu morava em Miami junto com meu marido e não tínhamos filhos ainda. Estudava na Florida International University, mais especificamente no curso de mestrado sobre negócios internacionais. E meu marido trabalhava. E a vida seguia.

No dia 11 de setembro, por volta das nove da manhã, eu estava sentada numa sala de aula com todos os meus colegas de classe tendo uma aula com um professor grego (super gente fina, mas que literalmente amava fazer uma tragédia de uma hora prá outra). Meu marido estava dentro de um avião indo de Miami para Dallas... e como a aula na faculdade era com laptops e wifi, soubemos na mesma hora quando começou tudo. E demorou pra todo mundo começar a entender o ocorrido... a primeira notícia era que uma bomba tinha explodido no World Trade Center, e depois que o pentágono estava sendo atacado.... 80% da classe eram de estudantes de nacionalidades latinas.... e a única coisa que se fez na mesma hora foi o silêncio total na sala, enquanto todo mundo procurava entender o motivo de tudo aquilo. E as notícias eram das mais diferentes nos primeiros instantes.

Meia hora depois, já era sabido que era um ataque terrorista, que haviam sequestrado vários aviões e que um dos alvos eram as torres gêmeas. E foi nessa hora que me veio: meu marido está num vôo AGORA!.... e era impossível não pensar em coisas ruins. A notícia era que vários vôos tinham sido sequestrados e que a operação foi super bem orquestrada. As linhas de celulares estavam congestionadas e eu não conseguia notícias dele nem da minha família aqui no Brasil. E foi quando o professor pegou as coisas dele e disse: "Queridos, despeçam-se de seus familiares pq pode ser o fim de TUDO". Sabe filme de terror? Eu estava vivendo um. E o professor foi o primeiro que pegou o caminho da roça e foi embora da sala. E ele era a única referência dos estudantes que lá estavam ... o pânico estava lá e era cada um por si.

E todo mundo começou a correr de um lado pro outro e eu só sabia ficar paralisada. Sinceramente não sabia o que fazer. Minha amiga Yasmine que estava ao meu lado, teve a mesma reação. Depois de uns 10 minutos, o autofalante do prédio instruía a todos para se abrigarem na parte mais baixa do campus.... para se protegerem das BOMBAS? E com certeza, teve gente (infeliz) ligando prá lá falando que tinha uma bomba na universidade.... e foi um Deus nos acuda.

Eu me lembro claramente de 3 coisas:
- de ter pedido a Deus que cuidasse da minha família e do meu marido e que estivesse comigo também;
- de ouvir o tempo todo a sirene do campus com o discurso do Bush .... e aquela frase nunca mais saiu da minha cabeça.... MAKE NO MISTAKE... WAR AGAINST EVIL... MANY LOST LIVES.
- e de não ter seguido a multidão e ter ficado num canto do campus junto com a Yasmina até tudo passar.

Depois de 3 horas, recebi uma ligação da minha mãe que estava desesperada, achando que Miami tinha sido atacada também, e depois de ter acalmado ela, meu marido me ligou e falou que estava tudo bem, mas que o avião foi obrigado a pousar em Dallas e que tinha que esperar tudo se acalmar prá voltar prá casa.... o mesmo aconteceu com a minha amiga que recebeu ligações da família dela e também do marido... pegamos o nosso caminho de casa e tentamos chegar lá... e mais 3 horas parada porque estava todo mundo na rua tentando escapar e o engarrafamento foi brabíssimo e em todas as rádios só passava o discurso do Bush....

Posso dizer que foram as horas mais angustiantes da minha vida. A TV só passava imagens horríveis. Depois de estar tudo esclarecido, o jeito foi se abastecer no mercado mais próximo e tentar não sair de casa. Foi assustador de verdade. E agora, vamos torcer para que isso não volte nunca mais a acontecer.

E esse foi o meu 11 de setembro há 10 anos atrás... parece que foi ontem.

Tomara que não seja nunca mais.

Grande abraço,
Renata.

4 comentários:

  1. Eu estava vendo desenho animado, aos 10 anos, esperando o horário de me arrumar e almoçar pra ir pra aula. Foi ali que eu comecei a me decidir pela área que estudo hoje, Relações Internacionais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cela, querida td bem? O 11 de setembro realmente foi um divisor de águas né?

    ResponderExcluir
  3. Eita! Que barra, heim... Eu estava no colégio com meu marido, namorado na época, tentando entender tudo aquilo. Todos estavam chocados...

    ResponderExcluir
  4. Nossa inacreditável,amiga!
    Que sufoco!
    E que nunca mais se repita!
    Eu estava na faculdade, um horror!
    Grande beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...