7.2.11

Biscoitinhos do mosteiro...

Lembra do tempo que  o lanche da tarde era regado de biscoitinhos amanteigados feitos por nossa avó? Bom, a vida era outra, o tempo era menos escasso do que hoje, bem... eu continuo sentindo falta dos biscoitinhos (anyway).




O mosteiro de São Bento passou a oferecer ao público bolos, pães, geléias, biscoitos, cujas receitas seculares estavam guardadas a sete chaves no arquivo da abadia. Os monges abriram uma padaria super chic nos jardins na Rua Barão de Capanema, 416. É uma loja super requintada e ótima para um programa de fim de tarde.  A padaria do mosteiro tem também uma loja virtual, onde vc pode adquirir estes "santos" biscoitinhos que são uma delícia (experiência própria).

Segundo a filosofia de São Bento ao escrever a Regra para seus monges no século VI, todo mosteiro deveria ser construído de forma que possua padaria, horta, queijaria, pomar e oficina para atender as necessidades da comunidade. Para o patriarca beneditino a vida do monge é o "ora et labora", oração e trabalho, pois a ociosidade é inimiga da alma; por isso em certas horas devem ocupar-se os monges com o trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual.

 Se vc dar um passeio no fim de semana em Sampa, dê um pulinho no Centro velho de São Paulo, mais propriamente dizendo no Largo São Bento (entre o viaduto santa ifigência e rua 25 de março). Agende-se para ir às 10h de domingo para assistir aos cantos gregorianos entoados pelos monjes... super vale pela arte. A basílica construída entre 1910 e 1914, lembra (muito) as catedrais européias. Também é comum ver fiéis com o livro dos cantos na mão acompanhando os monges nos versos em latim.



E seja bem-vindo a São Paulo!!!!




Renata Paraiso
Villa Pano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...