13.11.10

Limpeza dos pincéis ...

Durante essas férias já tenho 2 programas agendadíssimos: pintar bastante, relaxar e saltar de asa delta! Não necessariamente nesta ordem. A asa delta já está agendada e a pintura precisa de alguns cuidados para que os pincéis durem mais tempo e o trabalho não tenha marcas de pincel. Abaixo algumas dicas para as arteiras:




- Quando vc for usar o rolinho pela primeira vez, umedeça com água e aperte para tirar o excesso de água. Desta forma, a tinta não endurecerá a espuma. Os rolinhos de espuma endurecem muito rápido, então tenha sempre um para cada cor de fundo que vc dá nas peças (branco/ off-white/ champagne) e após a pintura coloque um saquinho plástico pequeno (saco tipo sacolé) e vede no cabo do rolo com fita crepe ... se fizer assim não será necessário lavá-lo. Assim o rolinho vai estar sempre úmido com a tinta de sua preferência e pronto para ser usado... Depois de algumas pinturas, ele começará a secar então deixe-o de molho num balde fundo por uma hora para soltar toda tinta e depois lave-o com água e sabão.



- Para que os pincéis, trinchas e rolos durem mais tempo, eles devem ser limpos logo após o uso. Sempre ponteie as cerdas com os dedos para manter o formato...


- NUNCA deixe a tinta secar no pincel.... se vc estiver ocupada deixe-o no tanquinho de molho na água....

- Para limpar os instrumentos que estiverem com resíduos de tintas à base de água, como a acrílica e PVA, basta lavá-los com água e sabão. De vez em quando, lave-os com shampoo e hidrate com condicionador  (não use água muito quente), assim o pincel manterá o seu formato e qualidade.

- Já para rolos ou pincéis sujos com tintas à base de solventes, como tinta óleo, esmalte e vernizes, o primeiro passo é tirar o excesso de tinta com jornal e depois lavar com aguarrás. Se não tem aguarrás na seu cantinho de artes, não se desespere! Envolva o pincel com saco plástico (se possível use fita crepe) para vedar bem e deixe no congelador por 1 dia. No dia seguinte, a tinta a óleo soltará fácil do pincel, se você usar água e sabão.

- Quando você acabar de limpar os pincéis, coloque uma toalhinha na bancada e ponha os pincéis para secar na horizontal em cima da toalha. Nunca coloque-os para secar de cabeça p/ baixo - isso estraga MUITO os pincéis. Só quando estiverem completamente secos, guarde-os na pinceleira.


- Se forem tratados com carinho, seus pincéis não perderão sua forma e qualidade originais. Nunca guarde os pincéis molhados em embalagens fechadas.


- Se você tem algum pincel com tinta seca.... calma... pode ser que não seja um caso perdido. Se a tinta for acrílica, basta deixar mergulhado em álcool metilado por metade de um dia ou pouco mais. Depois, é só tirar a tinta com os dedos e lavar o pincel com água morna e sabão neutro. Se ainda tiver alguma sujeira, deixe por mais tempo de molho e lave com água morna, shampoo e condicionador. Para evitar esse trabalho, é só lavar cuidadosamente depois do uso, sempre com água morna e sabão neutro.


- De vez em quando, é normal o pincel começar a soltar vários pêlos.... há uma solução prá isso também: pegue uma fita crepe, enrole na base dos fios do pincel e acerte com a tesoura deixando o comprimento do tamanho que você quiser. Quando acabar de dar um "trato" tire a fita crepe antes de lavá-lo....

- Se for interromper o trabalho por algum tempo, ou mesmo por um dia interiro,você não precisa limpar o material de trabalho. Enrole cada pincel ou rolo dentro de saquinhos plásticos (tipo sacolé), e guarde na geladeira, que eles não ressecam.

Espero que tenham gostado das dicas!

Um ótimo fim de semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...