"O dia das crianças se aproxima e as minhas kids daqui de casa ficam me perguntando o que eles vão fazer de arte neste feriado prolongado.... tic + tic + imaginação + pensamentos a mil por hora + crianças com carinha de Hã?????? Mexe e remexe em livros de arte... crafts for dummies, craft for kids, coleção de idéias para inventar com crianças agitadas and whatever que pode servir de inspiração para uma mãe à procura de idéias...
Eureka! No fim do baú (literalmente) há uma boa solução! Já tenho um programa de feriado homemade para fazer com as crianças que vai ser bem legal e eles aprovaram!!! Se existe alguém que acha que isso é coisa de criança, é que porque você ainda não enfrentou o vale de lágrimas e ranger de dentes que há numa casa com crianças sem NADA PARA FAZER. Como é um assunto muito sério, isso requer que um plano de guerra! E vou postar tudo aqui no blog para minhas amigas mães que enfrentam o mesmo desafio. Espero que seja de grande valia.
PLANO DE GUERRA - FERIADO DIA DAS CRIANÇAS
Missão: tempo de qualidade com as crianças.
Objetivo: móbile de peixinho de papietagem.
Estratégia: ganhar o interesse das crianças para ficar bem legal.
Prós: risos contagiantes espalhados pela casa.
Contras: muita meleca e um provável mau humor (meu) pq provavelmente será euzinha a limpar tudo no final. Vamos bolar um plano de contingência para que as perdas sejam minimizadas.
Material a ser utilizado:
- 1 saco de bexigas ou (para quem é do RJ), bolas de aniversário;
- tiras de jornal cortadas com tesoura (supere a vontade de rasgar com as mãos);
- cola escolar ou cola cascorez diluída na proporção de 1:1.
- mega disposição;
- bom humor também ajuda bastante.
Bem, este é um projeto bem antigo e quem é professora primária com certeza já fez com os alunos, mas hoje em dia, acho que a galera não está fazendo muito isso nas escolas.
1) Primeiro, você separa um lugar da casa para fazer a arte. Espalha jornal ou lona plástica (que é melhor, é facilmente encontrada de lojas de materiais de construção).
2) Você enche umas 5 bexigas (bem cheinhas). Se as crianças já sabem encher bexiga, eles podem ajudar.
3) Com as tiras de jornal já separadas e cortadas previamente, pegar a bexiga e começar a colar as tiras até que não se veja mais a bexiga. Esta fase é mais demorada - é preciso várias camadas de jornal para cobrir totalmente a bexiga e use seu varal para pendurar a bexiga ao final de cada camada. Depois da bexiga totalmente seca, começar a nova camada de jornal e cola. Coloque a bexiga contra a luz para ver se as camadas de jornal ainda estão transparentes. Fica pronto quando você não enxergar mais luz atravessando a bexiga.
4) Depois da fase 4 acabar, o corpo do nosso peixinho já está pronto e aí vem a parte mais divertida: você pega um alfinete e pede p/ as crianças espetarem a bexiga para que ela estore MESMO.
5) Agora, você pode decorar o peixinho com lápis de cor, canetinha, giz de cera, purpurina e o que mais a imaginação mandar. Para as guelras, você pode cortar pedaços de cartolina e colar direto no peixe.
6) Qdo estiver tudo totalmente seco, você faz um furinho na carapaça do peixe (sim, porque a esta altura ele já é quase um ser vivo) e amarra uma linha de nylon e voilá... seu projeto de feriado está pronto.
Espero que muitas famílias curtam essa idéia".
Beijos
Renata Paraiso
Villa Pano
Renata
ResponderExcluirQuando eu dava aulas de Educação Artística,há uns anos atrás.Eu ensinava meus alunos essa técnica da bexiga e fazíamos máscaras lindas,eles adoravam.
Uma graça esse peixinho...
Bjs