30.6.10
Por uma vida mais simples...
Eu estava lendo um artigo do Eugênio Mussak sobre simplicidade e achei bacana compartilhar no blog.
Segundo Eugênio, "...há uma diferença fundamental entre ser simples e ser simplório. Os simples resolvem a complexidade, os simplórios evitam. Pessoas simples compartilham os seguintes traços:
- São desapegadas: não acumulam coisas, fazem uso racional de suas posses, doam o que não vão usar mais.
- São assertivas: vão direto ao ponto com naturalidade, mesmo que seja para dizer não, sem medo de decepcionar, não enrolam nem sofisticam o vocabulário desnecessariamente.
- Enxergam beleza em tudo: em uma flor no campo e em um quadro de Renoir; em uma modinha de viola e em uma sinfonia de Mahler; em um pastel de feira e na alta gastronomia.
- Tem bom humor: são capazes de rir de si mesmas e, mesmo diante das dificuldades, fazem comentários engraçados, reduzindo os problemas à dimensão do trivial.
- São honestas: consideram a verdade acima de tudo, pois ela é sempre simples e, ainda que possa ser dura, é a maneira mais segura de se relacionar com o mundo.
Ser simples, definitivamente, não é abrir mão de nada. Pois ser simples não é contentar-se apenas com o mínimo para manter-se fisicamente vivo, uma vez que não somos só corpo, também somos imaginação, intelecto, sensibilidade e alma."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário