29.7.13

Como cultivar SAPATINHO DE JUDIA

Já faz 3 anos que comprei uma planta bem grande no CEAGESP de sapatinho de judia. Tentei plantar com mudas, sementes e nada adiantava! Esta plantinha chegou com 1,5m (já adulta) em vaso (custou R$20) e plantei no meu jardim. Próximo dela já tinha uma grade em volta do meu banquinho de madeira e amarrei uma parte dela com arame prá ajudá-la a crescer.



Depois de 1 mês já plantada no chão do jardim, ela secou todinha e pensei que tivesse morrido. Fiquei surpresa quando 2 anos depois ela brotou rapidamente e ficou maravilhosa. E foi quando então ela cresceu muito rápido. Toda semana tinha que amarrar mais um pedacinho... à medida que ela cresce os galhos ficam meio jogadinhos e cabe a você arrumá-la do jeito que você quer que ela cresça.




Esta trepadeira não gosta de clima frio e ventos fortes mas AMA muito sol ou meia sombra. A terra deve estar sempre bem adubada. De 6 em 6 meses eu coloco o adubo NPK 4-14-8 bem próximo à época de sua floração (julho- setembro e janeiro). As florações podem mudar de acordo com a sua região.

As flores são cor amarela e vinho e as folhas cor verde bandeira. É considerada uma planta ornamental e perfeita para pergolados e caramanchões.



Você gosta de pássaros? Pois então ela é a sua planta... beija flores e rolinhas passaram a ser frequentadores assiduos do meu jardim.

As regas: trepadeiras em geral detestam terra encharcada. Rego diariamente com pouca água e pronto.

Ela demorou a florescer mas vale a pena!

Espero ter ajudado.
Abraço
Renata



11 comentários:

  1. Oi Renata. Estou pesquisando sobre sapatinho de judia . Gostaria de saber se ela suja muito. Pois a plantarei bem próximo à piscina. Obrigada. Margaret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margaret! A sapatinho de judia suja bastante... ele deixa muitas folhas secas pra tras... acho que perto da piscina nao seria o ideal prá plantá-la.... Que tal num cantinho do jardim fazendo sombra para uma mesa com 2 cadeiras super charmosas?

      Excluir
  2. Renata, comprei uma muda, plantei em um grande vaso e parece que não se adaptou e está morrendo, a folhas foram se enrolando em si mesmas, secam e caem. Pensei que fosse falta de água, mas mesmo com mais regas não adianta, ela esta praticamente sem folhas. O que pode ser e o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita! Toda trepadeira nasce desta forma (já tive muitas). Elas secam e parecem que morrem mas não é bem assim. Continue afofando a terra e adubando e tratando a planta normalmente. Ela vai renascer e crescerá e ficará linda. Tenha paciência e continue acreditando na sua planta. Depois nos mande fotos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Renata , o que devo fazer depois que se passou a flora? Deixo os fios ou podo? Ela floriu em outubro e agora so sobraram os fios , alguns estão se alongando e nascendo , mas a grande maioria não. Tem uma dica? Agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabian, a sua trepadeira está em vaso ou diretamente na terra? Para dar um upgrade nesta trepadeira vc pode mexer novamente no torrão da planta. Se estiver em vaso ou em terra, retire o torrao do vaso e replante-a colocando no fundo e nas laterais terra adubada (com bastante esterco.... deixar o torrao literalmente em berco rico e super fofo. Me conte se deu certinho pra vc! Bjo Renata

      Excluir
  5. Tbm plantei uma muda grande,de mais de um metro (dei 60 reais) há mais ou menos um mês e de ontem pra hj quase todas as folhas caíram ou ficaram amarronzadas, fiquei muito triste pois sonho com uma tem um tempão! Acho que talvez tenha sido excesso de água pois aqui está muito seco e eu estava regando bastante! Espero que não morra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista dela Keila! tente retirar o torrão do vaso e afofar a terra. Esta planta é muito frágil mas quando começa a crescer ela engrena de vez!!!

      Excluir
  6. Ola! RENATA eu comprei duas mudas em janeiro elas tinham uns 30 c plantei no chão ela esta muito bonita ja chegou no topo do percolado sera que ela vai florir este ano? alem de adubar a terra,tem mais algum cuidado algum adubo foliar ?muito obrigada Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Neusa! continue com adubando a terra e sempre afofando para que a planta continue a receber o alimento necessario.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...